Linhas de pesquisa

 

As atividades de pesquisa se articulam em torno de 3 eixos fundamentais, identificados com as linhas de pesquisa do programa:

  • Linha de pesquisa: Desigualdades, Diferenças e Violências COMPONENTES: • Camilo Braz de Albuquerque •Carlos Eduardo Henning • Dijaci David de Oliveira • Eliane Gonçalves • Hans Carrillo Guach • Luiz Mello de Almeida Neto • Marcela Amaral

 

  • Linha de pesquisa: Trabalho, Formação e Representações Culturais COMPONENTES: • Andréa Vettorassi • Flávio Munhoz Sofiati • Jaqueline Pereira de Oliveira Vilasboas • Jordão Horta Nunes • Lucineia Scremin Martins • Tania Ludmila Dias Tosta

 

 

DESCRITORES DAS LINHAS:

 

  • Linha de pesquisa: Desigualdades, Diferenças e Violências Esta linha estrutura-se a partir de três eixos temáticos inter-relacionados, que delineiam o campo empírico e o horizonte teórico-metodológico das pesquisas desenvolvidas por professoras/es e estudantes vinculadas/os a grupos e núcleos de ensino, extensão e pesquisa específicos: a) Desigualdades: privilegiam a compreensão e análise dos processos sociais em que diferenças são tratadas como desigualdades, limitando o exercício da cidadania e a garantia dos direitos humanos e/ou criando possibilidades para novos projetos político-sociais, centrados em perspectivas que valorizam a democracia e a justiça social. Aqui são abordadas as distintas formas de construção, incorporação, reprodução e resistência no que tange às desigualdades geradas por eixos de subordinação conformados a partir de diferenças de raça/cor, classe, gênero, sexualidade, geração, etnicidade, escolaridade e outros marcadores, desde uma perspectiva que privilegie seu caráter conceitual interseccional; b) Diferenças: aqui são acolhidas reflexões teóricas e investigações empíricas sobre diferenças raciais, étnicas, sexuais, de gênero, geracionais, econômicas, geopolíticas etc. Tais estudos, centrados no modo como tais diferenças incidem na produção de práticas discursivas, repertórios simbólicos e processos de subjetivação, poderão se dar nos âmbitos da família, dos movimentos sociais, da mídia, do mundo virtual, do legislativo, do judiciário, das políticas públicas, das manifestações artístico-culturais, dentre outros campos; c) Violências: tem por objeto o conflito e a criminalidade nas sociedades contemporâneas, em suas formulações teóricas e nas diversas manifestações empíricas. O desafio principal é problematizar os conflitos e suas implicações sociais, culturais e políticas, relacionados a demandas de grupos que se encontram na interseccionalidade entre o universal e o particular. Abriga pesquisas relacionadas às formas de sociabilidade, instituições de controle social, políticas de segurança, criminalidade urbana e impactos do desenvolvimento científico-tecnológico, bem como ao modo como diferenças e desigualdades sociais constituem eixos analíticos relevantes para a análise de formas de violência reproduzidas sobre corpos e sujeitos subalternizados.

    Linha de pesquisa: Trabalho, Formação e Representações Culturais
    O trabalho, a cultura e a educação constituem temas fundamentais da pesquisa sociológica contemporânea, passando não apenas pelas suas manifestações concretas, mas também pelas abordagens mais amplas e abstratas em torno de suas constituições simbólicas, do seu poder de resistência e transformação social. Tais perspectivas devem alimentar dois eixos de análises e formulação de projetos para linha, que se propõem correlatos, a saber: 1) Análise das formas históricas e atuais da organização e de regulação do trabalho, as recentes transformações e a subjetividade no mundo do trabalho, incluindo temas como ocupações e profissões; mercado de trabalho, educação e formação; formas de organização e representação política dos trabalhadores; trabalho, gênero e desigualdades. 2) Religião e dinâmica social, representações e imaginário, fluxos migratórios, memória social e relações identitárias.


    EMENTAS DAS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
  • Teoria sociológica 1
    Contexto histórico do surgimento da Sociologia; Émile Durkheim e a Formalização Sociológica; Max Weber e a Sociologia Compreensiva; Karl Marx e a crítica à sociedade capitalista.

    Teoria Sociológica 2 Balanço do estado atual do conhecimento sociológico; A oposição entre níveis micro e macro de análise; A oposição entre individualismo e holismo; tentativas de superação: Giddens e Bourdieu; O individualismo metodológico; A racionalidade da ação e seus limites; efeitos perversos; Ação coletiva.

    Métodos e Técnicas de Pesquisa A ciência e seus perigos. Progresso científico e revoluções na ciência. Método científico, cartesianismo, positivismo e modernidade. Lógica da descoberta científica. Método e filosofia da ciência. A metodologia dos programas de pesquisa científica. Ciência e realidade. O projeto científico. Métodos e instrumentos de pesquisa. A tecnologia do projeto de pesquisa. O aparato estatístico. O problema da informação científica. Tratamento de dados. A “contracorrente”. A responsabilidade do cientista.

    Dissertação e Tese Atividade de manutenção do vínculo do discente com o programa, é dedicada à elaboração do projeto de dissertação/tese pelo aluno e não conta créditos.

    EMENTAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

    Linha de pesquisa: Desigualdades, Diferenças e Violências

    Conflito, criminalidade e violência Compreender as matrizes teóricas que orientam os estudos sobre violência e da criminalidade. Discutir as suas diversas manifestações da violência na sociedade brasileira. Analisar a relação entre violência e modernidade, bem como das novas teorias que refletem sobre as mudanças que a modernidade tardia e o fenômeno da violência e da criminalidade.

    Diferença, Desigualdade e Cidadania Crítica da modernidade, privilegiando os campos analíticos dos feminismos, dos estudos da subalternidade, da pós-colonização/descolonização e estudos queer. Políticas
    identitárias, interseccionalidades e direitos humanos. Multiculturalismo e interculturalidade.

    Desigualdade e sociedade Análise da desigualdade social e da pobreza no Brasil. Analisar de que forma a desigualdade incide sobre os marcadores sociais da diferença: classe, raça/etnia, gênero, sexualidade, deficiência e geração, entre outros.

    Linha de pesquisa: Trabalho, Formação e Representações Culturais

    Trabalho e Sociedade
    Trabalho e suas transformações. Subjetividade e identidade no trabalho. Sindicatos e associativismo. Trabalho e gênero. Formação, educação e o mundo do trabalho

    Cultura e Sociedade
    Discussão de categorias teóricas, clássicas e contemporâneas sobre a cultura; Configurações discursivas e simbólicas; as abordagens do discurso; as abordagens do imaginário; memória social e relações identitárias.

    Religião e Sociedade
    Ciências Sociais da Religião, Sociologia e Antropologia. Estudo do fenômeno religioso a partir dos três principais autores das ciências sociais: Marx, Durkheim e Weber. Análise da influência dos clássicos nas abordagens contemporâneas da religião. Debate acerca do cenário religioso no Brasil.

    Fluxos Migratórios: Inserção, identidade e violência
    Migrantes e refugiados: análise conceitual; contexto histórico das migrações no Brasil; migrante e relações de trabalho; xenofobia, conflito, violência e outras práticas de segregação social; autores e metodologias para reflexão dos fluxos migratórios; conceitos e análises sociológicas presentes nas políticas migratórias.