Disciplinas 2023

Disciplinas PPGS 2023

 

1º Semestre

 

Obrigatórias:

Teoria Sociológica 1: Jordão Horta Nunes (Segunda-feira, 14h)

EMENTA:

Contexto histórico do surgimento da sociologia; Émile Durkheim e a formalização sociológica; Max Weber e a sociologia compreensiva; Karl Marx e a crítica à sociedade capitalista.

 

OBJETIVOS:

A disciplina tem por objetivo compreender a origem e o contexto de produção dos conceitos desenvolvidos pelas três escolas e suas influências sobre a sociologia moderna, em geral, e a sociologia brasileira, em particular. Estudo dos principais autores e escolas da sociologia clássica: Marx e o marxismo, Durkheim e o funcionalismo, Weber e o racionalismo. Pretende-se também entender a atualidade das obras desses autores com suas presenças na produção sociológica contemporânea.

Docentes responsáveis: Flávio Munhoz Sofiati, Hans Carrillo Guach e Lucinéia Scremin Martins

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DURKHEIM, Émile (1987) As Regras do Método Sociológico. SP: Cia Editora.

DURKHEIM, Emile (1995) Da Divisão do Trabalho Social. São Paulo: Martins Fontes.

DURKHEIM, Emile (2004). O Suicídio: estudo de sociologia. SP: Martins Fontes.

DURKHEIM, Emile (1989) As Formas Elementares de Vida Religiosa. São Paulo: Paulus.

MARX, Karl e Engels, Friedrich (2007) A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes.

MARX, Karl (2006) Manuscritos Econômico-Filosóficos. São Paulo: Boitempo.

MARX, Karl (2005) Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo.

MARX, Karl (2008) O Capital: Crítica da Economia Política. Livro I, Volume 1 e Livro II, Volume 3. RJ: Civilização Brasileira.

WEBER, Max (1991) Economia e Sociedade Vol. I. Brasília: Ed. UnB.

WEBER, Max (1992) Metodologia das Ciências Sociais – Parte I. Campinas: Editora Cortez.

WEBER, Max (2002) Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC.

WEBER, Max (2004) A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Cia das Letras.

 

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

DURKHEIM, Emile (1991) Durkheim: sociologia. Col. Grandes Cient. Sociais. São Paulo: Ática.

MARX, Karl (1991) Marx: sociologia. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Editora Ática.

WEBER, Max (1991) Weber: sociologia. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Editora Ática.

 

 

Métodos e Técnicas de Pesquisa: Andréa Vettorassi (Terça-feira, 14h)

EMENTA:

Modelos científicos e origem dos métodos sociológicos: positivismo, estruturalismo, hermenêutica e dialética. Sociologia tradicional e as novas regras do método. Produção e análise de dados quantitativos: survey e modelos estatísticos. Pesquisa digital e extração de dados a partir de repositórios científicos. As abordagens qualitativas: entrevistas e grupos focais. Triangulação. Netnografia e análise de redes sociais. 

 

OBJETIVOS:

O principal objetivo é intermediar uma introdução à metodologia das ciências sociais, segundo um enfoque pluralista. Em relação à epistemologia, procura-se abordar elementos das principais correntes de fundamentação das ciências sociais: a filosofia analítica, a hermenêutica e a dialética. As unidades compreendem textos teorico-metodológicos e artigos empíricos influenciados por diversas escolas sociológicas, como o positivismo, o marxismo, a fenomenologia, o interacionismo simbólico e a sociologia compreensiva. 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa de surveys.Belo Horizonte: UFMG, 1999.

BOURDIEU, Pierre, Chamboredon, Jean-Claude e Passeron, Jean-Claude. A profissão de sociólogo. Preliminares epistemológicas. 2 ed. São Paulo: Vozes, 2000.

LAPERRIÈRE, Anne. Os critérios de cientificidade dos métodos qualitativos. In: V.V.AA. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

KERLINGER, Fred N. Metodologia da pesquisa em ciências sociais. São Paulo: EDUSP, 1980.

MELUCCI, Alberto. Por uma sociologia reflexiva. Pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005.

POPPER, Karl.Lógica da pesquisa científica. Trad. de Leonidas Engenberg e Octanny Silveira daMota. São Paulo: Cultrix, 1975.

SALMON, Wesley C. Lógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

SARTRE, Jean-Paul. Questão de método. 2ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1967.

STAKE, Robert E. Pesquisa qualitativa. Estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.

UWE, Flick. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ed. Porto Alegre:Bookman, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

BAUER, Martin W.; GASKELL, George (eds). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis, Vozes, 2005.

GURVITCH, Georges. Dialéctica y Sociologia. 2ed. Madrid: Alianza,1971.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 6ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

RICOEUR, Paul. Hermeneutics and the human sciences. Essays on language, action and interpretation. Cambridge: Cambridge University, 1985.

SELLTIZ, C. et. al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: Herder/Edusp, 1967.

STRAUSS, Anselm L. Espelhos e máscaras. Trad. Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Edusp, 1999.

TOULMIN, Stephen. Os usos do argumento. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

FLICK, Uwe. Coleção Pesquisa Qualitativa. 6v. Porto Alegre:Artmed, 2009.

 

 

 

Optativas:

Corpo e formas de subjetivação em abordagens contemporâneas: Marcela Amaral (Quinta-feira, 14h)

Corpo e formas de subjetivação em abordagens contemporâneas (8)

 

EMENTA:

Dimensões socioculturais e políticas do corpo; envelhecimento e curso da vida; violências; biopolítica e biopoder; performance; abordagens críticas à separação razão/emoção; marcadores sociais de diferença; interseccionalidades; produção de subjetividades e identidades; modos e formas de vida.

 

OBJETIVOS:

O objetivo desta disciplina é apresentar perspectivas sociológicas e de áreas afins a respeito do corpo e suas múltiplas interrelações, com foco na discussão sobre diferenças e desigualdades e nos processos de subjetivação delas decorrentes. Nesse sentido, serão privilegiadas perspectivas clássicas, mas prioritariamente contemporâneas, sobre corpo nas Ciências Sociais: 1) Biopolítica e biopoder; 2) Marcadores sociais de diferença (gênero, sexualidade, raça, geração, classe) como categorias de análise, a partir da perspectiva da construção histórica, social e cultural; 3) Produção de subjetividades e identidades e modos de vida.

Docentes responsáveis: Camilo Albuquerque de Braz e Marcela Corrêa Martins Amaral

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BORDO, Susan. O corpo e a reprodução da feminidade: uma apropriação feminista de Foucault. In: BORDO, Susan; JAGGAR, Alison M. Gênero, corpo e conhecimento. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1997.

DA MOTTA, Alda Britto. As dimensões de gênero e classe social na análise do envelhecimento. Campinas: Cadernos Pagu, v. 13, n.13, 2000, p. 191-221..

FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976. Em defesa da sociedade. Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 1999. pp. 285-315.

FOUCAULT, Michel. Microfisica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade vol. 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 2009.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo no final do século XX. In: Haraway, Donna; Kunzru, Hari; Tadeu da Silva, Tomaz (orgs.). Antropologia do ciborgue – as vertigens do pós-humano.

JAGGAR, Alison. Amor e conhecimento: a emoção na epistemologia feminista. In: JAGGAR, Alison; BORDO, Susan R. Gênero, Corpo, Conhecimento. Rio: Rosa dos Tempos, 1997.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo. Corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001.

LATOUR, Bruno. Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: NUNES, J. A. & ROQUE, R. Objetos Impuros: Experiências em Estudos sobre a Ciência. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 4.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

LIMA, Fátima. “Raça, gênero e sexualidades: interseccionalidades e resistências viscerais de mulheres negras em contextos bio-necropolíticos”. In: In: Rangel, Everton; Fernandes, Camila; Lima, Fátima (org.). (Des)prazer da norma. Rio de Janeiro: papéis selvagens, 2018.

MAUSS, M. “As Técnicas Corporais”. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

OYEWÙMI, Oyèrónké. Visualizando o corpo. Teorias ocidentais e sujeitos africanos. João Pessoa: Novos Olhares Sociais, Vol. 1 – n. 2 – 2018.

PINHO, Osmundo de Araújo. Etnografias do brau: corpo, masculinidade e raça na reafricanização em Salvador. Estudos Feministas, V. 13 Nº 1, 2005, p. 127 - 145.

RABINOW, Paul e ROSE, Nikolas. “O conceito de biopoder hoje.” Política & Trabalho Revista de Ciências Sociais n. 24, Abril de 2006, pp. 27-57.

ROSE, Nikolas. Introdução. In: A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013.

STERLING, Anne-Fausto. Dualismos em duelo. Campinas: Cadernos Pagu, 2002, p. 9-79.

 

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

ALMEIDA, Miguel Vale de. Corpo Presente – treze reflexões antropológicas sobre o corpo. Portugal: Celta, 1996.

BENTO, Berenice. A reinvenção corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

COELHO, Maria Claudia. “As emoções e o trabalho intelectual”, Horizontes Antropológicos 54 2019.

DOUGLAS, Mary. Pureza e Perigo. São Paulo: Perspectivas do Homem/Edições 70, 1976.

LEITE JR. Jorge. Nossos corpos também mudam – a invenção das categorias “travesti” e “transexual” no discurso científico. São Paulo: Annablume, 2011.

LONGHI, Marcia. Cuidado, Velhice, Gênero e Deficiência Social: Algumas reflexões. revista ANTHROPOLÓGICAS Ano 22, 29(2):28-48, 2018.

MELLO, Anahi Guedes de; NUERNBERG, Adriano Henrique. Gênero e deficiência: interseções e perspectivas. Revista Estudos Feministas,  Florianópolis ,  v. 20, n. 3, p. 635-655,  Dec.  2012.

PRECIADO, Paul. Testo Junkie: Sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

ROHDEN, Fabíola. A obsessão da medicina com a questão da diferença entre os sexos. In: Piscitelli, Adriana; Gregori, Maria Filomena; Carrara, Sérgio. Sexualidade e Saberes: convenções e fronteiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.

SIBILIA, Paula. O Homem Pós-orgânico. A alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

SILVEIRA, Maria Lucia da. O nervo cala, o nervo fala – a linguagem da doença. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004.

PECHENY, Mario; MANZELLI; Hernán. El regreso del cuerpo en tiempos de liberalismo. Notas sobre ciencias sociales y salud. In: Paiva, Vera; Ayres, José Ricardo; Capriati, Alejandro; Amuchástegui, Ana; Pecheny, Mario (orgs.). Prevención, Promoción y Cuidado – enfoques de vulnerabilidad y derechos humanos. Buenos Aires: Teseopress, 2018.

RABINOW, Paul. Artificialidade e Ilustração - Da sociobiologia à bio-sociabilidade. Novos Estudos nº 31, Outubro de 1991.

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do Corpo. Rio de Janeiro: Achiamé, 1975.

SARTI, Cynthia. “Corpo e Doença no trânsito de saberes”. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.25, nº 74, Outubro, 2010. pp.77-90.

 

 

 

Cultura e Sociedade: Flávio Sofiati (Sexta-feira, 14h)

 

Cultura e Sociedade (10)

 

EMENTA:

Discussão de categorias teóricas, clássicas e contemporâneas sobre a cultura; Configurações discursivas e simbólicas; as abordagens do discurso; as abordagens do imaginário; memória social e relações identitárias.

 

OBJETIVOS:

Observar, analisar e refletir sobre categorias teóricas, clássicas e contemporâneas da cultura e seus desmembramentos, perpassando contextos geográficos e esferas sociais, econômicas, culturais e artísticas. Refletir sobre identidade, memórias e configurações discursivas, sobretudo no século XX. Analisar relações identitárias e suas facetas objetivas e subjetivas, passando pelas abordagens do imaginário.

Docentes responsáveis: Andréa Vettorassi e Nildo Silva Viana

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. São Paulo: Cia das Letras, 1996.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: ed. Cia nac. 1985.

CUVILLIER, Armand. Sociologia da Cultura. São Paulo: Editora Globo/Editora da USP, 1975.

ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador: uma História dos Costumes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1990.

HORKHEIMER, Max e ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.

MANNHEIM, Karl.  Sociologia da Cultura. São Paulo: Perspectiva, 1974.

MARCUSE, Herbert. Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

WILLIAMS, Raymond. Marxismo e LiteraTturaRio de Janeiro: Zahar, 1979.

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

CANCLINI, Nestor Garcia. A socialização da arte. São Paulo: ed. Cultrix, 1984.

COUTINHO, Carlos Nelson. Cultura e Sociedade no Brasil – Ensaios sobre Ideias e Formas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.

CRESPI, Franco. Manual de Sociologia da Cultura. Lisboa: Estampa, 1997.

GOLDMANN, Lucien. A Criação Cultural na Sociedade Moderna. Lisboa, Presença, 1976.

IANNI, Octávio. Ensaios de sociologia da cultura. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1991.

LUKACS, Georgy. Marxismo e Teoria da Literatura. Rio De Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

ORTIZ, Renato. (1988), A moderna tradição brasileira – cultura brasileira e indústria cultural. São Paulo, Brasiliense.

 

 

2º Semestre

 

Obrigatórias:

Teoria Sociológica 2: Dijaci David de Oliveira (Segunda-feira, 14h)

EMENTA:

Balanço do estado atual do conhecimento sociológico; A oposição entre níveis micro e macro de análise; A oposição entre individualismo e holismo; tentativas de superação: Giddens e Bourdieu; O individualismo metodológico; A racionalidade da ação e seus limites; efeitos perversos; Ação coletiva. 

 

OBJETIVOS:

O curso tem como objetivo apresentar desdobramentos no desenvolvimento da teoria social a partir do século XX, tendo como referência inicial o pensamento social pós-clássico desenvolvido na Europa e EUA. A partir daí, chegar aos pensadores contemporâneos. Assim, o curso será dividido em quatro partes: Iniciamos com a perspectiva da escola de Chicago e o interacionismo simbólico, especialmente o desenvolvido na obra de Erving Goffman. A partir daí, iniciaremos uma discussão sobre a sociologia figuracional, sobretudo entre “estabelecidos” e “outsiders” da obra de Norbert Elias. Na terceira parte, travaremos um diálogo com agentes, campos e poder simbólico na perspectiva de diferenciação social bourdiesiana e oposição entre individualismo e holismo em Giddens. Por fim, na quarta parte, voltaremos os olhos para os estudos pós-coloniais: Racismo e sexismo em Lélia Gonzales, desigualdades e diferenças na América Latina de Aníbal Quijano e o problema de agência em Margarer Archer.

Docentes responsáveis: Andréa Vettorassi, Dijaci David de Oliveira e Luiz Mello de Almeida Neto

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BECK, Ulrich Sociedade de Risco. Rumo a uma outra modernidade. São Paulo, Editora 34, 2010.

BORON, A., AMADEU, J., GONZÁLEZ S. A teoria marxista hoje: problemas e perspectivas. Buenos Aires: Ed. Expressão Popular, 2007.

BOURDIEU, Pierre. O Senso Prático. Petrópolis: Vozes, 2009.

ELIAS, Norbert. Mozart: a sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

GIDEENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora da UNESP, 1991.

GOFFMAN, Erving. Representações de eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes,1975.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

WALLACE, Ruth A. e WOLF, Alison. Patrícia Hill Collins- Black Feminist Thought in Contemporary Sociological Theory-Expanding the Classical Tradition. NeW Jersey: Prentice Hall, 1998.

WALLERSTEIN, Immanuel. Análise dos sistemas mundiais in GIDDENS, A. e TURNER, J. Teoria Social Hoje. São Paulo: Unesp, 1996.

 

BIBLIOGRAFIA DE APOIO:

BOYER, Pedro Castón.La Sociología de Pierre Bourdieu in Revista Española de 

Investigaciones Sociológicas, n° 76, 1996.

DUBET, Françóis. A sociologia da experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

GIDDENS, A. e TURNER, J. Teoria Social Hoje. São Paulo: Unesp, 1996.

LERGERMANN, Patrícia M. e NIEBRUGGE-BRANTLEY, Jill in RITZER, George. Teoria Sociologica Contemporanea. Madrid: McGRAW-HILL, 1996.

NASCIMENTO, Telma F. Norbet Elias. Rio de Janeiro: Descubra, 2008.

NUNES, Jordão Horta. Interacionismo Simbólico e dramaturgia: a sociologia de Goffman  São Paulo/Goiânia: Humanitas/UFG, 2005.

WALLERSTEIN, Immanuel. Unthinking Social Science. Cambridge: Polity Press, 1991.

 

 

Elaboração de Projetos: Lucineia Scremin (Terça-feira, 14h)

EMENTA:

Disciplina especial que não compreende conteúdos específicos, mas um espaço de mediação do processo de orientação com diálogo acerca das pesquisas da pós-graduação. Os trabalhos finais devem ser os Projetos de Pesquisa, aperfeiçoados ao longo do semestre.

 

 

 

OBJETIVO GERAL:

Diálogo acerca da construção do projeto de pesquisa. Apresentação dos principais elementos que estruturam um projeto na área de ciências sociais. Acompanhar os/as discentes em suas pesquisas de mestrado/doutorado para refletir sobre o tema, objetivos, justificativas, problema de pesquisa, hipóteses ou resultados esperados, referencial teórico, procedimentos de trabalho de campo, cronograma, bibliografia e ética na pesquisa.

 

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Estimular os debates teóricos em grupo e discutir cada projeto elaborado individualmente, em um esforço de leitura e discussão coletiva.

  • Refletir sobre conceitos teóricos e metodológicos que envolvem a construção de um projeto de pesquisa em ciências sociais.

  • Dialogar acerca das estratégias de trabalho de campo em tempos de crise social, econômica, política, psicológica, sanitária, ecológica, entre outras.

  • Discutir sobre procedimentos éticos na pesquisa científica.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Própria do projeto.

 

 

 

 

Optativas:

Gênero e Sexualidade
Carlos Eduardo Henning
Quinta-feira, 14h

EMENTA: O curso busca apresentar fundamentos dos campos de estudos de gênero e sexualidade e suas
relações com a Antropologia e a Sociologia, das perspectivas clássicas aos debates contemporâneos

Trabalho e Sociedade
Tania Tosta
Sexta-feira, 14h

EMENTA: Trabalho e suas transformações. Subjetividade e identidade no trabalho. Sindicatos e
associativismo. Trabalho e gênero. Formação, educação e o mundo do trabalho.

Sociologia Rural e Ambiental
Fausto Miziara
Terça-feira, 19h

EMENTA: Formação do espaço agrário nacional; o que é o “Agro”?; relações sociais no campo;
modernização agrária; desenvolvimento da sociologia e meio ambiente; formação da sociologia ambiental;
principais temas da sociologia ambiental; expansão de fronteiras e meio ambiente