
O PPGS participa de projeto conjunto de pesquisa com financiamento do PROCAD
O Programa de Pós-graduação em Sociologia participará do projeto intitulado "Violência urbana: estudos comparativos entre Rio de Janeiro e Goiás", que obteve financiamento pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica, da CAPES (PROCAD). Integram o projeto instituições como o NECVU – Núcleo de Estudos de Cidadania e Violência Urbana (RJ), oordenado pelo professor Michel Misse, que tem tradição consolidada de pesquisa e extensão na área temática da proposta. O coordenador geral do projeto , professor Luiz Antonio Machado da Silva, também membro do referido núcleo e professor associado do IFCS/UFRJ, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IUPERJ/UCAM, a partir do qual vem coordenando investigações de uma equipe de professores-pesquisadores de diversas Universidades (UFRJ, UERJ, UFF, IBMEC, UENF) sobre as relações entre a sociabilidade no Rio de Janeiro, a criminalidade violenta e o lugar das favelas na cidade (das quais, além de vários artigos, resultou um livro atualmente no prelo, co-financiado pela FAPERJ).
A pesquisa em Goiás será coordenada pela professora Dalva M.B.L. Dias de Souza, do corpo permanente do PPGS, que vem desenvolvendo vários projetos de pesquisa na área de sociologia da violência, nos últimos anos. A participação da professora Dalva no projeto, que tem a duração de quatro anos, reforça a criação da linha de pesquisa "Violência e civilização", prevista para o Programa em nível de mestrado e doutorado na proposta que foi encaminhada à CAPES de criação do doutorado em Sociologia, em março de 2008.
O Programa Macional de Cooperação Acadêmica (PROCAD) visa a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Simultaneamente, busca intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa, criando condições para promover o equilíbrio regional, a expansão e a qualificação do sistema de pós-graduação e, conseqüentemente, dos demais níveis de ensino. Apóia missões de estudos e missões de pesquisa e docência envolvendo grupos de diferentes instituições do país. Deste modo, possibilita a mobilidade de estudantes (executa de forma descentralizada um modelo de "bolsa sanduíche" único no país), de orientadores e de docentes dos programas de pós-graduação envolvidos no projeto. Portanto, a participação do PPGS em projeto financiado pelo PROCAD representa um resultado significativo em sua trajetória visando o reconhecimento em nível nacional, os convênios com outros programas na área, a consolidação de linhas de pesquisa e a criação do nível de doutorado no Programa.
Source: Coordenação