Aula inaugural da Turma de 2007
O cientista político Renato Lessa realizou mestrado e doutorado pelo IUPERJ e aprimorou sua formação com pós-doutoramento na American University, na Universidade de Lisboa (2004) e na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2005) . Atualmente leciona na Universidade Federal Fluminense e na Sociedade Brasileira de Instrução do IUPERJ. Renato Lessa tem seu trabalho reconhecido em nível nacional e internacional, principalmente nas áreas de Teoria Política, Filosofia Política Moderna e especificamente, nas temáticas do Relativismo e do Ceticismo. Lançou recentemente os livros Agonia, Aposta e Ceticismo: ensaios de filosofia política (2003) e Presidencialismo de Animação: ensaios sobre a política brasileira, 1993-2006 (2006).
A aula magna, com o tema "Pensar a Democracia: desafios para uma nova filosofia pública", foi realizada no Auditório Lauro Vasconcelos da FCHF, no dia 23 de março, às 14 horas, e contou com a participação de alunos de graduação e pós-graduação não só do curso de ciências sociais, mas também de áreas afins e programas correlatos, como o Mestrado em Comunicação, da FACOMB. O professor convidado identificou, em sua palestra, dois "regimes de cognição" das práticas políticas, desde a Antiguidade até a época contemporânea: o primeiro, que foi predominante até meados do século XX, valorizava as crenças normativas que orientavam as ações políticas e o segundo, a partir de então hegemônico na ciência política, que valoriza a explicação, de orientação técnica e objetiva, do modus operandi das instituições políticas. O professor Renato Lessa, criticando a orientação institucionalista da ciência política atualmente praticada, convida-nos a rediscutir, no âmbito de uma "filosofia pública", os fundamentos teórico-normativos que ocuparam a filosofia política desde a Grécia Antiga, para melhor compreender as práticas democráticas hoje em vigor, procurando identificar, aprimorar e converter em máximas de ação política as crenças que conduzirão a prática social e polítical na condição de uma "boa vida", no sentido clássico de uma vida social eticamente orientada.
A aula inaugural foi sucedida por um debate com a participação de professores e alunos presentes, concluindo a aula inaugural que marcou simbolicamente o início das atividades do Programa de Pós-graduação em Sociologia em 2007.
Source: Coordenação