Dissertações - 2011

 Orientador  Pedro  Célio  Alves Borges
 Aluno TIAGO MEIRELES
 Data  02/03/2011
 Título  
TEODICÉIA EM MOVIMENTO - Religiosidade Neopentecostal e Transformações Culturais
 Resumo O intuito dessa dissertação é examinar a adaptabilidade do fenômeno neopentecostal, de presença  marcante  no  campo  religioso  brasileiro,  aos  cursos  da  modernidade contemporânea.  Especificamente,  está  preocupada  com  a  afinidade  que  o neopentecostalismo  demonstra  ter,  por  meio  do  seu  eixo  doutrinário,  a  Teologia  da Prosperidade,  com  a  estabelecida  cultura  de  consumo  de  uma  sociedade  marcada  pela globalização.  Para  tanto,  concentra-se  em  estudar  o  universo  composto  por  fiéis  e líderes  religiosos  ligados  à  Igreja  Fonte  da  Vida,  com  sede  em  Goiânia,  com  especial atenção  às  suas  idéias  religiosas  e  a  eventuais  correspondências  de  tais  idéias  com  os pressupostos  culturais  do  consumismo  moderno.  O  ponto  de  partida  do  trabalho  é  a Teoria  da  Ação  de  Max  Weber  (1999a,  1999b),  atualizada  pelos  empreendimentos teóricos  de  Alfred  Schutz  (1979),  Pierre  Bourdieu  (1999)  e  Colin  Campbell  (2001, 2007).  O  trabalho  de  Campbell  tem  lugar  de  destaque  dentre  as  produções  científicas tratadas, dado seu trânsito entre os temas das idéias religiosas e da cultura de consumo. O trabalho empírico é realizado através da utilização das ferramentas da fenomenologia, com  o  intuito  de  captar  a  orientação  das  consciências  individuais  de  fiéis  e  líderes entrevistados, a fim de que se proceda à investigação da ação social destes atores.
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 Orientador  Jordão Horta Nunes
 Aluno  TATIELE PEREIRA DE SOUZA 
 Data  07/07/2011
 Título IDENTIDADE E SUBALTERNIDADE: a construção da identidade de trabalhadores serventes de limpeza
 Resumo Esta dissertação tem por objetivo analisar o trabalho, bem como a construção da identidade de trabalhadoras e trabalhadores serventes de limpeza que prestam serviço a instituições de ensino superior. Esta ocupação consiste na limpeza de vidros, janelas, fachadas, dentre outras atribuições, em instituições, empresas ou fábricas. Por um lado, possui uma desvalorização histórica e social; por outro, é atingida por uma das novas formas de organização do trabalho, a terceirização. Soma-se a isso o grande contingente de mulheres no exercício dessas atividades. A análise do trabalho de servente de limpeza pauta-se na literatura acerca das transformações no mundo do trabalho, da produção e dos serviços, que relaciona estas mudanças à crise do regime de acumulação fordista e ao surgimento de um novo regime de acumulação, denominado regime de acumulação flexível. No que respeita a identidade parte-se da concepção interacionista e nominalista que valoriza a subjetividade, os processos de interação, os significados e as experiências vividas. A perspectiva de gênero compreendida como construção social e cultural em torno dos sexos e pautada em relações de poder é aplicada em todo o trabalho. A pesquisa é realizada nas cidades de Goiânia-GO e Campinas-SP. Emprega-se, fundamentalmente, a metodologia qualitativa e utiliza-se como método entrevistas semi-estruturadas, entrevistas narrativas e episódicas e observação. Os resultados apontam indícios de precarização do trabalho a partir do processo de terceirização. No que se refere à constituição identitária das trabalhadoras serventes de limpeza constatou-se a presença de uma identidade de gênero ainda tradicional pautada na atribuição do trabalho doméstico e de limpeza as mulheres. No que concerne ao processo de atribuição e reconhecimento identitário no trabalho de servente de limpeza constatou-se aspectos negativos relacionados, sobretudo, ao estigma presente na ocupação, como também, aspectos positivos atribuídos ao trabalho formalizado e que se relacionam a experiências anteriores de trabalho pautadas em ocupações informais e precárias; a partir da análise das entrevistas de serventes de limpeza foram construídas quatro formas identitárias que revelam as distinções na forma como trabalhadoras e trabalhadores vivenciam e atribuem significados as experiências laborais. 
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 Orientador  DALVA MARIA BORGES DE LIMA DIAS DE SOUZA
 Aluno  SIMONE SILVA ALVES
 Data  04/07/2011
 Título CAMADAS MÉDIAS E POPULARES DA CIDADE DE GOIÂNIA E SEUS DISCURSOS ACERCA DA PUNIÇÃO
 Resumo  As  questões  relativas  à  punição  e  as  práticas  punitivas  tem  estado,  com  efeito,  no  cerne  das discussões  da  teoria  social.  Não  obstante,  atualmente,  essas  questões  se  encontram  de  certa forma  no  núcleo  de  análise  das  profundas  transformações  que  vêm  ocorrendo  em  face  do medo da violência nas grandes cidades brasileiras. Sendo assim, a questão central do trabalho consiste  em  captar  através  dos  discursos  os  sentidos  assumidos  pela  população  de  Goiânia acerca  da  punição  e  de  suas  práticas,  considerando  um  contraponto  entre  indivíduos pertencentes a bairros de classe média e os residentes em bairros populares. É indispensável pensar  e  reabrir  questões  que  relacionem  a  punição  com  a  sociedade.  Em  um  momento  em que a punição racionalizada – pensada a partir de uma organização racional democrática sob princípios de direitos individuais - parece perder as ligações com a sociedade  – que de certa forma abdica desses valores na tentativa de atingir a resolução do problema da criminalidade.
 

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 Orientador  Francisco Chagas Evangelista Rabelo 
 Aluno SARAH PEREIRA SOARES
 Data  06/07/2011
 Título Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente: um estudo a partir de um campo – a sociologia do desenvolvimento
 Resumo  
A questão do desenvolvimento, durante os anos 50 e 60, foi amplamente discutida nas ciências sociais sendo abordada por vários autores sob diferentes perspectivas. Hoje, o desenvolvimento humano e social é pensado sob a ótica de um novo contexto social e econômico. Contudo, acredita-se que não se pode desprezar a força interpretativa dos conceitos elaborados pelos teóricos deste período. Nesse sentido, a presente dissertação se propôs a estudar desenvolvimento, modernidade e meio ambiente a partir da produção intelectual da sociologia do desenvolvimento. Com isso, buscou-se refletir sobre os conceitos elaborados por diferentes autores para explicar o desenvolvimento, cuja produção é produto de um campo de conhecimento em relação com as condições sociais, econômicas e culturais que propiciaram seu surgimento e, também resgatar a atualidade dessa literatura, isto é, perceber de que maneira as questões envolvidas no tema do desenvolvimento, como a preocupação com o meio ambiente, já estavam presentes nessa produção intelectual.
 
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 Orientador Pedro Célio Alves Borges
 Aluno PATRÍCIA GOMES DE MACEDO 
 Data  29/09/11
 Título AMPLIAÇÃO DO DEMOS NA PÓLIS: A AÇÃO DO ESTADO NOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DE GOIÂNIA E DE APARECIDA DE GOIÂNIA 
 Resumo  
 Com a promulgação da Constituição de 1988, foram criados espaços institucionalizados de participação que possuem sua existência vinculada à exigência da legislação (federal, estadual e municipal) como, por exemplo, os conselhos gestores e os planos diretores. A literatura aponta que a efetividade dos processos participativos está estreitamente relacionada ao comprometimento político do governante com a democratização da gestão pública. Orientados pela abordagem qualitativa dos processos sociais, procuramos compreender a ação do Estado, particularizado nas gestões dos municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia, diante das modificações implementadas em seus monopólios sobre os meios de administração através dos arranjos participativos, neste caso os conselhos municipais de saúde, identificando o tipo de relação estabelecida entre as dinâmicas das duas instâncias no que tange à partilha de poder. Ao estabelecer uma comparação entre as ações ideais e as ações praticadas pelos secretários de saúde dos municípios estudados notamos que, em geral, as ações mostraram uma tendência contrária a democratização do poder decisório. Com base no que foi verificado nos discursos dos conselheiros municipais de saúde e nas observações participantes, conseguimos definir a ação do Estado como uma ação concentradora de poder motivada por uma concepção política verticalizada.
 
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 Orientador  Luiz Mello
 Aluno PABLO REGIS ANDRADE
 Data  03/05/2011
 Título Identidades de filhos ouvintes quando os pais são surdos: uma abordagem sociológica sobre o processo de socialização
 Resumo Na presente dissertação, discute-se a construção de identidades de indivíduos ouvintes filhos de surdos, a partir de reflexões sobre família, socialização e surdez. Num primeiro momento, buscamos compreender quem são os membros das famílias dos entrevistados e como estes veem pais, tios e avós, geralmente considerados integrantes destes grupos, referências para o processo de aquisição e aprendizagem de valores, crenças e regras sociais. A começar pela ideia de mediação entre indivíduo e sociedade, perguntamo-nos qual seria o elo que permite aos indivíduos se perceberem como uma família. Contextualizados em cada época, entendemos que os laços de pertencimento familiar são desenvolvidos dentro de uma perspectiva de lealdade. Para os casos pesquisados, a visão de que tios e avós fazem parte do grupo tem relação direta com a necessidade de ensinar os ouvintes filhos de surdos a se relacionarem como indivíduos que se comunicam por meio da oralidade. Esta forma de comunicação se torna, então, um dos aspectos discutido no segundo capítulo: as línguas que os filhos utilizam em seu cotidiano – LIBRAS e Português. Como produto do contexto familiar, demonstramos ainda que aprendem a se comunicar em língua oral e em língua de sinais como senso prático. Tais aquisições linguísticas permitem aos entrevistados fazer mediações entre os pais surdos e o que chamamos de mundo externo, um tipo de responsabilidade de interpretação adquirida na infância. Após abordarmos estas duas questões, fazemos uma leitura de como a ideia de identidade de fronteira é tratada na literatura e analisamos trechos de entrevistas que trazem para a discussão elementos de uma forma de ver o mundo a partir desta concepção de estar “entre”. Assim, ao utilizarmos as memórias narrativas sobre a infância e adolescência dos sete entrevistados, buscamos compreender o que lhes tornam indivíduos com identidades próprias, ouvintes filhos de surdos, e o que é contingente ao processo de construção desta forma de ser e ver o mundo. Por fim, concluímos que a identidade adquire o valor de discurso, para pessoas que vivem entre dois mundos diferentes.
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 Orientador  Dijaci David de Oliveira
 Aluno MURILO CHAVES VILARINHO
 Data  23/02/2011
 Título MULHERES MUTILADAS E MULHERES DESONRADAS: A IMPORTÂNCIA DA LUTA DE MUKHTAR MAI E KHADY KOITA AOS DIREITOS HUMANOS DAS MULHERES
 Resumo Esta dissertação de mestrado é uma análise a partir dos relatos de duas mulheres que romperam com a tradição patriarcalista de suas sociedades e resolveram lutar a favor da dignidade da mulher. Fala-se da paquistanesa Mukhtar Mai e da senegalesa Khady Koita. A primeira foi vítima de estupro coletivo ordenado pelo conselho tribal de Meerwala no Paquistão. A segunda teve seu clitóris retirado aos sete anos de idade num ritual de purificação, procedimento tradicional no Senegal. Assim sendo, cada qual em seu contexto, ambas mulheres, se rebelaram contra os atos sofridos e denunciaram a violência que é cometida em nome da tradição, ou seja, da honra do homem. Ao denunciar ao mundo as violências sofridas, um feito que se transformou em símbolo para os direitos humanos das mulheres, Mukhtar Mai e Khady Koita ganharam notoriedade local e internacional na luta pelo fim dos crimes de honra e mutilação genital feminina. É sobre as atitudes de ruptura com a tradição e sobre a luta destas mulheres que recaem as reflexões deste trabalho, ou seja, é à luz das teorias feministas, do campo dos Direitos Humanos (formado por meio dos tratados, convenções e cartas humanitárias), e dos direitos humanos das mulheres que se buscou compreender a quebra com os padrões de submissão em sociedades de patriarcalismo entrincheirado como lembra Therborn (2006), e o significado dos feitos desses indivíduos para os Direitos Humanos em geral, e para a condição feminina em específico.
 
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 Orientador  Francisco Chagas E. Rabelo
 Aluno MARCELO BRICE ASSIS NORONHA
 Data  29/08/2012
 Título CRÍTICA E REALIZAÇÃO: aspectos machadianos
 Resumo A obra de Machado de Assis informa e indica questões críticas sobre os fundamentos do discurso literário, filosófico, sociológico e histórico em que ela está envolta, regulada por vínculos entre expressão artística e realidade social que forjaram uma visão de mundo particular, em distanciamento das classificações pura e simplesmente generalizantes, porém alimentada por uma tradição e tentativa criadoras que ultrapassam as expectativas literárias da segunda metade do século XIX brasileiro. As inserções teóricas afeitas ao debate sobre o formato do conhecimento que pode ser atribuído às situações reforçadas por Machado de Assis garantem uma motivação para a sociologia da literatura. Este trabalho se conduz através da exposição da tensão sutil e poderosa que Machado integra na relação entre crítica e realização. A identificação e o diálogo entre eventos, literaturas e destinos encerrados no debate acerca da noção de representação do real atribuída por algumas vias do pensamento social moderno se destacam no Brasil e nos interesses aqui apresentados. A forma de apreensão e representação do real que se estrutura nos âmbitos do simbólico encontra respaldos e também insatisfações na relação com o social que emerge na expressão artística, tornando-se guia para o trabalho que apresentamos. Nesse sentido, investigar como a narrativa se ocupa e se ocupou, em um jogo de tensões internas e externas a ela, da responsabilidade em produzir uma noção verdadeira da realidade e também das apresentações do real que o confunde tem sido uma questão inevitável das interpretações sobre a vida social. Tomamos a exposição e interpretação dessas questões como objeto das considerações a respeito da concepção de homem, conhecimento e competência artística articulada no pensamento e na literatura de Machado de Assis, para que sejam pensados aspectos formadores de um tipo de conhecimento sobre o mundo social.
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 Orientador  Revalino Antonio de Freitas
 Aluno RAIMUNDO NONATO DE ARAÚJO SOARES NETO
 Data  30/09/2011
 Título Informática e Trabalho: inserção no mundo do trabalho dos graduandos de Ciência da Computação da UFG, Goiânia, 2001-2010
 Resumo  
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 Orientador  Denise Paiva Ferreira
 Aluno ANA CAROLINA SILVA RAMOS E SILVA
 Data  22/06/2011
 Título A FRENTE NACIONAL E OS LIMITES DA DEMOCRACIA NA COLÔMBIA (1958-1974)
 Resumo O estudo pretende analisar as instituições políticas colombianas durante o período de vigência da Frente Nacional (1958-1974) – governo de coalizão composto pelos partidos Liberal e Conservador – no intuito de avaliar se o modelo de democracia no país caminhava rumo à uma abertura democrática, como sustenta autores como Pécaut (2010) e Dahl (2005) ou à um tipo particular denominado democracia restringida, como sustenta Jímenez (2009). Por meio desta análise torna-se possível, conforme a hipótese aqui sustentada, obter uma variável explicativa importante a respeito da origem e permanência do conflito armado na Colômbia. Desta forma, no decorrer da pesquisa um dos instrumentos fundamentais para a análise das instituições políticas colombianas foram os dados eleitorais, que permitiram avaliar o grau de consenso obtido pelos presidentes da Frente Nacional junto à sociedade civil. Outro dado de grande relevância foi a análise da sistemática decretação de estado de sítio no país, o que em última instância demonstrou a necessidade do Estado em utilizar métodos repressivos para impor o consenso à oposição. Por fim analisa-se como os métodos arbitrários utilizados pelo Estado para manter o governo de coalizão no poder repercutiram no modelo organizativo dos movimentos de protesto, cuja radicalização de muitos deles deu origem às guerrilhas colombianas que persistem até a atualidade.
 
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 Orientador  Silvana Krause
 Aluno NATHALIA CORDEIRO LAURIAS
 Data  17/06/2011
 Título Avaliação de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda: o caso dos programas de incentivos fiscais em Goiás (1984-2006)
 Resumo  
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