Dissertações - 2012

 Orientador  Denise Paiva Ferreira
 Aluno RAIMUNDA ALMEIDA DOS SANTOS VELÁZQUEZ
 Data  28/05/2012
 Título ESPAÇOS CONQUISTADOS PELAS DEPUTADAS NO ÂMBITO DA
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS (1987-2011)
 Resumo Esta  pesquisa  tem  como  objetivo  analisar  a  representação  política  das  mulheres  na Assembleia  Legislativa  do  Estado  de  Goiás  no  período  de  1987  a  2011,  averiguando  as condições  institucionais  em  que  ocorre  essa  representação,  em  decorrência  de  uma  divisão sexual  do  trabalho  nesta  instituição,  evidenciada  pela  ausência  e/ou  acesso  a  posições
periféricas  das  deputadas  na  Mesa  Diretora  em  algumas  das  Legislaturas,  bem  como  nas comissões técnicas permanentes de  mais  importância estratégica e política. Desse  modo, por meio de pesquisa documental e de dados secundários, se busca averiguar qual capital político tem sido utilizado para o acesso a uma posição na Mesa Diretora e nas principais comissões e se  isso  pode  explicar  a  razão  pela  qual  as  deputadas  estaduais  nunca  conquistaram  a Presidência daquela Casa Legislativa ou a Presidência das comissões permanentes que detém maior controle da agenda governamental.
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 Orientador  Dijaci David de Oliveira
 Aluno  ALEXANDRE VINÍCIUS MALMANN MEDEIROS
 Data  17/08/2012
 Título O FENÔMENO BULLYING: (IN)DEFINIÇÕES DO TERMO E
SUAS POSSIBILIDADES
 Resumo  O fenômeno bullying começou a ser estudado e discutido em meados dos anos de 1980.
Esses  estudos  indicam  suas  manifestações  em  escolas  de  todo  o  mundo,  independente
das diferenças socioculturais. Ao consultarmos as publicações disponíveis na Scientific
Eletronic  Library  Online  (SciELO),  buscamos,  nos  artigos,  indicações  de  livros  de
autores  brasileiros  ou  traduções  para  a  língua  portuguesa,  afim  de  observarmos  nessa
literatura:  os  aspectos  que  envolvem  o  uso  do  termo  bullying,  como  é  apresentado  o
conceito do fenômeno entre estes autores e o processo de banalização do fenômeno no
Brasil.  Observa-se  que  o  uso  do  termo  para  ações  comuns  nas  relações  pessoais  e  de
conflitos  presente  em  diversos  campos  provoca  problemas  em  sua  identificação  e
admite  uma  onipresença  do  fenômeno,  pois  há  uma  tendência  a  se  considerar  bullying
as  agressões  ocorridas  para  além  dos  muros  da  escola,  como  em  casas,  ruas,  quartéis
militares, presídios ou no local de trabalho. A partir destes dados buscamos iniciar uma
reflexão  nova  entre  os  autores  brasileiros,  a  fim  de  promover  um  aprofundamento  da
discussão a cerca do uso do termo bullying e de sua definição no Brasil, uma vez que se
aponta  um  consenso  para  a  manutenção  do  inglês  em  detrimento  de  uma  busca  por
outro termo em português. Entendemos que o direcionamento do uso do  conceito para
conflitos existentes entre alunos e no ambiente escolar no Brasil, apresentado com suas
próprias  características  que  o  diferencia  de  outras  formas  de  violência  na  escola,  seja
uma  alternativa  para  evitar  sua  banalização.  É  preciso  delimitar  as  fronteiras  desse
fenômeno,  conhecendo  sua  estrutura  e  tudo  que  circunda  as  consequências  para  os
envolvidos e as políticas de combate. A especificação do que entendemos por bullying
no  Brasil,  é  condição  sine  qua  non  para  o  conhecimento,  diagnóstico,  prevenção,
punição, tratamento e repreensão da banalização desse termo.
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 Orientador  Telma Ferreira Nascimento Duraes
 Aluno  Dione Antonio C. S. Santibanez
 Data  29/02/2012
 Título A GLOBALIZAÇÃO DA CRIMINALIDADE
ORGANIZADA
 Resumo  
 

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 Orientador  Dijaci David de Oliveira
 Aluno FLÁVIO PEREIRA DINIZ
 Data  27/03/2012
 Título A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA
 Resumo  
Este  trabalho  apresenta  os  resultados  de  uma  investigação  que  teve  como  objetivo compreender o processo de construção e desenvolvimento de uma determinada concepção de extensão universitária, definida e requerida como potencial  instrumento de  políticas públicas sociais.  As  fontes  de  informação  definidas  para  a  pesquisa  foram  materiais  textuais
produzidos  no  âmbito  do  Fórum  de  Pró-Reitores  de  Extensão  das  Universidades  Públicas Brasileiras (FORPROEX), documentos do Programa de Extensão Universitária do Ministério da  Educação  (PROEXT/MEC),  textos  do  Seminário  de  Metodologias  para  Projetos  de Extensão  (SEMPE)  e  relatos  de  experiências  apresentados  no  Congresso  Brasileiro  de
Extensão  Universitária  (CBEU).  O  aporte  teórico  e  metodológico  fundamenta-se  em elementos da teoria da enunciação de Bakhtin, com destaque para os conceitos de ideologia e dialogismo  neste  autor.  Nesta  perspectiva,  a  contextualização  e  interposição  dos  materiais textuais pesquisados foram fundamentais para o êxito deste estudo. Os resultados da pesquisa
indicam  a  existência  de uma  imbricação  entre  as  diretrizes  elaboradas pelo  FORPROEX  e  a política  de  financiamento  do  PROEXT/MEC  que,  associada  às  contribuições  no  campo metodológico e relatos de experiências extensionistas, elucida as principais características da extensão universitária como instrumento de política pública.
 
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 Orientador Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza
 Aluno JAQUELAINE APARECIDA DE SOUSA
 Data  29/10/2012
 Título LEITURAS DO MEDO
 Resumo  
 Fato  notório  da  nossa  atualidade  é  a  importância  que  os  meios  de comunicação  assumem  na  vida  cotidiana  dos  indivíduos.  A  recepção  das informações diárias não é um processo passivo, uma vez que depende de um processo hermenêutico e que vai além da tomada de conhecimento da notícia pelo  indivíduo.  Interessa-nos  compreender  como  a  transmissão  das  notícias sobre  atos  violentos  interfere  no  modo  como  os  indivíduos  percebem  sua segurança e a de sua sociedade. Os meios de comunicação que centram o seu foco  sobre  notícias  violentas  proporcionam  um  contato  com  os  atos  de violência  que  contribui  para  que  a  população  se  sinta  insegura  e  a  mercê  de qualquer  tipo  de  crime.  Como  os  indivíduos  frequentemente  compartilham  as informações  recebidas  dos  meios  de  comunicação  com  outras  pessoas,
optamos  por  tentar  compreender  essa  relação  mídia/sentimento  de insegurança por meio da realização de dois grupos focais.
 
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 Orientador  Revalino Antônio de Freitas
 Aluno LEONARDO CÉSAR PEREIRA
 Data  30/08/2012
 Título A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O PROCESSO DE TRABALHO EM CATALÃO (GOIÁS): UMA ABORDAGEM SOBRE O MODO DE VIDA DA CLASSE TRABALHADORA
 Resumo Este  estudo  busca  compreender  como  o  processo  de  industrialização  em  Catalão  (Goiás), representado  pela instalação de montadoras automobilísticas,  repercute no modo  de vida dos trabalhadores  da  Mitsubishi  Motors Company,  em  seu  cotidiano.  A  escolha  do  objeto  de estudo fundamenta-se na percepção das profundas transformações que o processo de trabalho tem ocasionado na sociabilidade urbana, em virtude das reestruturações produtivas do capital, a  partir  dos  anos  1970.  Torna-se  necessário  analisar  os  significados  destas  mudanças  para a região.  Tal  pressuposto  está  alicerçado  nos  conhecimentos  teóricos  produzidos  pelo materialismo  histórico-dialético  e  por  dados  documentais  sobre  os  incentivos  e  estratégias para a implantação do capital industrial na cidade de Catalão. Na perspectiva acima exposta, pretende-se  desenvolver  a  análise  sobre  o  trabalho  enquanto  atividade  fundamental  na mediação  do  metabolismo  do  homem  com  a  natureza  e  seu  desenvolvimento  histórico,  por meio  da  organização  do  processo  de  trabalho  e  a  repercussão  deste  no  modo  de  vida  dos trabalhadores.  A  análise  empírica  é consubstanciada  pelo  estudo  do  processo  de  expansão capitalista na região de Catalão, e pelo conseqüente avanço da urbanização e intensificação da industrialização,  nos  anos  recentes.  A  partir  desse  contexto,  compreende-se  a  dinâmica  do setor automotivo na cidade, especialmente o processo de trabalho e produção na Mitsubishi. A repercussão no modo de vida dos trabalhadores é compreendida a partir da produção e a partir da  vida  urbana,  como  espaços  de  instituições  de  sociabilidades.  Conclui-se  apontando  as contradições  de  classes  entre  o  desenvolvimento  urbano  e  industrial  e  o  modo  de  vida  da classe trabalhadora de Catalão.
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 Orientador  Eliane Gonçalves
 Aluno LUCIANA VIEIRA MAGALHÃES
 Data  22/06/2012
 Título UM OLHAR SOBRE A OFERTA DE TRABALHO PARA A PESSOA COM
DEFICIÊNCIA APÓS A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
 Resumo Nesta  dissertação  apresento  os  resultados  da  pesquisa  sobre  a  oferta  de  trabalho  para  as pessoas  com  deficiência  (PCDs)  no  período  compreendido  entre  a  promulgação  da Constituição Brasileira de 1988 a 2010, analisando mudanças e permanências no que tange à empregabilidade  dessas  pessoas  no  mercado  de  trabalho.  Analiso  historicamente  como  foi
possível  o  enfrentamento  de  obstáculos  resultantes  do  preconceito  e  estigmas  culturais imputados  a  essa  parcela  da  sociedade  brasileira,  que  no  censo  demográfico  de  2000 correspondia  a  14,5%  da  população  total.  Inspirada  nas  perspectivas  teóricas  de  Pierre Bourdieu (1930-2002) e Erving Goffman (1922-1982) utilizo os conceitos de habitus, campo e  violência  simbólica  de  Bourdieu,  e  o  conceito  de  estigma  de  Goffman,  em  diálogo  com outras  teorias  sociais  contemporâneas,  buscando  compreender  a  problemática  nos  âmbitos formal, legal e estrutural.
 
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 Orientador  Jordão Horta Nunes
 Aluno MARINA LEMES LANDEIRO
 Data  29/08/2012
 Título CULTURA DO TRABALHO E INTERAÇÃO NO SERVIÇO DE GARÇONS
 Resumo O  aumento  das  atividades  de  serviços  é  uma  importante  mudança  no  mundo do  trabalho.  Esta  modificação  atinge  especialmente  indivíduos  com  pouca qualificação  e  baixa  escolaridade.  Os  afetados  tendem  a  ocupar  cargos  em serviços  pessoais,  em  outros  termos,  são  aqueles  que  atendem  a  demanda individual, como a ocupação de garçom. As relações estabelecidas em serviços pessoais  suscitam  identidades  ocupacionais  e  identidades  sociais  específicas que necessitam análises. O objeto de pesquisa da dissertação é o trabalho de garçons,  contudo  privilegia  o  triângulo  de  poder “gestor/trabalhador/consumidor”  nas  situações  de  trabalho.  O  objetivo  da pesquisa  é  analisar  sociologicamente  o  serviço  de  garçons  em  bares restaurantes  de  duas  cidades  brasileiras:  Campinas  –  SP  e  Goiânia  –  GO.  O suporte  teórico  utilizado  é  da  sociologia  do  trabalho  em  serviços.  A  análise articula:  a)  cultura  do  trabalho  e;  b)  interações  entre  garçons  e clientes/consumidores  em  estabelecimentos  específicos.  A  metodologia privilegia  a  abordagem  qualitativa  e  a  triangulação  de  dados.  Observações  e entrevistas foram realizadas. O critério de escolha dos bares restaurantes parte da construção inicial de tipos ideais, que opõem inicialmente estabelecimentos “tradicionais” e “modernos”.  Duas  tipificações  descritivas  foram  elaboradas  ao longo  da  pesquisa  de  campo.  As  tipificações  descritivas  compõem  a
caracterização  dos  estabelecimentos.  Uma  referente  à  cultura  do  trabalho (familiar ou empresarial); a outra referente à interação entre garçons clientes e consumidores (informais ou formais). A partir do serviço de garçom a pesquisa evidencia  mudanças  quanto:  as  formas  de  direção  e  aos  modos  de  interação que correspondem à vida em uma sociedade do consumo.
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 Orientador  Heloisa Dias Bezerra
 Aluno MARISLEILY RODRIGUES DE FREITAS
 Data  25/09/2012
 Título ACCOUNTABILITY E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VIA WEB
 Resumo Com o advento do século XX, o mundo se viu diante de uma intensa transformação nos meios  de  comunicação  de  massa. As  novas  formas  de  comunicação  rapidamente dominaram  o  cenário  mundial  porque  podem  abarcar  um  número  muito  mais significativo de pessoas, alem de veicularem um montante muito maior de informações em menor tempo. Assim, novas possibilidades surgiram para diminuir a distância entre governo  e  eleitores.  Contudo,  os  meios  de  comunicação  não  são  imparciais  quando  o assunto  é  debate  político.  As  mídias  comerciais  ainda  são  as  principais  fontes  de informação  e  entretenimento.  Nessa  perspectiva,  a  Internet  como  mídia  alternativa  a meios  como  o  jornal  impresso,  o  rádio  e  a  TV,  poderia  ser  instrumento  significativo para a formação de cidadãos politicamente participativos bem como ser uma forma mais acessível para a obtenção de informação política.
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 Orientador  Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza
 Aluno PAULO EDUARDO DE OLIVEIRA NETO
 Data  29/11/2012
 Título ROUBO A RESIDÊNCIA NA CIDADE DE GOIÂNIA
 Resumo Este  trabalho  tem  como  foco  o  estudo  de  roubos  a  residência  ocorridos  na cidade de Goiânia entre 2006 e 2008. Discutimos as noções de violência e de crime e o contexto de urbanização, estrutura social e possibilidades de agência dentro dessas estruturas. Antes de situar a problemática do roubo a residência apresentamos  a  discussão  sobre  a  construção  social  do  crime.  Buscamos perceber  a  violência  em  face  das  interações  cotidianas  dos  indivíduos  e perceber  seus  vínculos  com  a  ordem  social  vigente.  Assim  chegamos  ao caráter  político  da  incriminação  e  da  construção  das  leis.  Assim,  percebemos as  tensões  e  os  interesses  de  diferentes  grupos  sociais  no  processo  de acusação  social  e  seus  resultados.  Procuramos  então  perceber  os  limites  de certas  concepções  e  buscar  orientações  mais  adequadas  ao  estudo  que estamos desenvolvendo. Por fim centramos nossa análise na interação forçada entre  agressores  e  vítimas  do  crime  de  roubo  a  residência  na  cidade  de Goiânia de acordo com a caracterização feita por David F. Luckenbill.
 
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 Orientador  Flávio Munhoz Sofiati
 Aluno MARCOS CRISTIANO DOS REIS
 Data  31/10/2012
 Título Processo de individualização e neopentecostalismo: um estudo de caso na Igreja Fonte da Vida
 Resumo
 
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 Orientador  Jordão Horta Nunes
 Aluno LÚBIA GONZAGA DUTRA
 Data  31/10/2012
 Título  
 Resumo
 
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 Orientador  Nildo Silva Viana
 Aluno LISANDRO RODRIGUES DE ALMEIDA BRAGA
 Data  29/02/2012
 Título Acumulação Integral e Lumpemproletarização no Brasil
 Resumo
 
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 Orientador  Dijaci David de Oliveira
 Aluno JOICE DUARTE BATISTA LÔBO
 Data  01/03/2012
 Título A violência de alunos contra professores: a representação das escolas públicas de Goiânia-GO
 Resumo  
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 Orientador  Revalino Antonio de Freitas
 Aluno HYRATA HYKENO ABE
 Data  31/08/2012
 Título Os tempos de trabalho e a produção de desencontros familiares na vida dos trabalhadores de Goiânia
 Resumo  
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 Orientador  Revalino Antonio de Freitas
 Aluno HELOIZA SOUZA VIANA
 Data  31/08/2012
 Título O Trabalho Docente no Ensino Médio em Goiás: Uma análise das reformulações impostas a essa fase de ensino que transformam o trabalho dos professores
 Resumo  
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