Dissertações - 2012
Orientador | Denise Paiva Ferreira |
Aluno | RAIMUNDA ALMEIDA DOS SANTOS VELÁZQUEZ |
Data | 28/05/2012 |
Título | ESPAÇOS CONQUISTADOS PELAS DEPUTADAS NO ÂMBITO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS (1987-2011) |
Resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação política das mulheres na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás no período de 1987 a 2011, averiguando as condições institucionais em que ocorre essa representação, em decorrência de uma divisão sexual do trabalho nesta instituição, evidenciada pela ausência e/ou acesso a posições periféricas das deputadas na Mesa Diretora em algumas das Legislaturas, bem como nas comissões técnicas permanentes de mais importância estratégica e política. Desse modo, por meio de pesquisa documental e de dados secundários, se busca averiguar qual capital político tem sido utilizado para o acesso a uma posição na Mesa Diretora e nas principais comissões e se isso pode explicar a razão pela qual as deputadas estaduais nunca conquistaram a Presidência daquela Casa Legislativa ou a Presidência das comissões permanentes que detém maior controle da agenda governamental. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Dijaci David de Oliveira |
Aluno | ALEXANDRE VINÍCIUS MALMANN MEDEIROS |
Data | 17/08/2012 |
Título | O FENÔMENO BULLYING: (IN)DEFINIÇÕES DO TERMO E SUAS POSSIBILIDADES |
Resumo | O fenômeno bullying começou a ser estudado e discutido em meados dos anos de 1980. Esses estudos indicam suas manifestações em escolas de todo o mundo, independente das diferenças socioculturais. Ao consultarmos as publicações disponíveis na Scientific Eletronic Library Online (SciELO), buscamos, nos artigos, indicações de livros de autores brasileiros ou traduções para a língua portuguesa, afim de observarmos nessa literatura: os aspectos que envolvem o uso do termo bullying, como é apresentado o conceito do fenômeno entre estes autores e o processo de banalização do fenômeno no Brasil. Observa-se que o uso do termo para ações comuns nas relações pessoais e de conflitos presente em diversos campos provoca problemas em sua identificação e admite uma onipresença do fenômeno, pois há uma tendência a se considerar bullying as agressões ocorridas para além dos muros da escola, como em casas, ruas, quartéis militares, presídios ou no local de trabalho. A partir destes dados buscamos iniciar uma reflexão nova entre os autores brasileiros, a fim de promover um aprofundamento da discussão a cerca do uso do termo bullying e de sua definição no Brasil, uma vez que se aponta um consenso para a manutenção do inglês em detrimento de uma busca por outro termo em português. Entendemos que o direcionamento do uso do conceito para conflitos existentes entre alunos e no ambiente escolar no Brasil, apresentado com suas próprias características que o diferencia de outras formas de violência na escola, seja uma alternativa para evitar sua banalização. É preciso delimitar as fronteiras desse fenômeno, conhecendo sua estrutura e tudo que circunda as consequências para os envolvidos e as políticas de combate. A especificação do que entendemos por bullying no Brasil, é condição sine qua non para o conhecimento, diagnóstico, prevenção, punição, tratamento e repreensão da banalização desse termo. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Telma Ferreira Nascimento Duraes |
Aluno | Dione Antonio C. S. Santibanez |
Data | 29/02/2012 |
Título | A GLOBALIZAÇÃO DA CRIMINALIDADE ORGANIZADA |
Resumo | |
Orientador | Dijaci David de Oliveira |
Aluno | FLÁVIO PEREIRA DINIZ |
Data | 27/03/2012 |
Título | A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO INSTRUMENTO DE POLÍTICA PÚBLICA |
Resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender o processo de construção e desenvolvimento de uma determinada concepção de extensão universitária, definida e requerida como potencial instrumento de políticas públicas sociais. As fontes de informação definidas para a pesquisa foram materiais textuais produzidos no âmbito do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), documentos do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (PROEXT/MEC), textos do Seminário de Metodologias para Projetos de Extensão (SEMPE) e relatos de experiências apresentados no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). O aporte teórico e metodológico fundamenta-se em elementos da teoria da enunciação de Bakhtin, com destaque para os conceitos de ideologia e dialogismo neste autor. Nesta perspectiva, a contextualização e interposição dos materiais textuais pesquisados foram fundamentais para o êxito deste estudo. Os resultados da pesquisa indicam a existência de uma imbricação entre as diretrizes elaboradas pelo FORPROEX e a política de financiamento do PROEXT/MEC que, associada às contribuições no campo metodológico e relatos de experiências extensionistas, elucida as principais características da extensão universitária como instrumento de política pública. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza |
Aluno | JAQUELAINE APARECIDA DE SOUSA |
Data | 29/10/2012 |
Título | LEITURAS DO MEDO |
Resumo | Fato notório da nossa atualidade é a importância que os meios de comunicação assumem na vida cotidiana dos indivíduos. A recepção das informações diárias não é um processo passivo, uma vez que depende de um processo hermenêutico e que vai além da tomada de conhecimento da notícia pelo indivíduo. Interessa-nos compreender como a transmissão das notícias sobre atos violentos interfere no modo como os indivíduos percebem sua segurança e a de sua sociedade. Os meios de comunicação que centram o seu foco sobre notícias violentas proporcionam um contato com os atos de violência que contribui para que a população se sinta insegura e a mercê de qualquer tipo de crime. Como os indivíduos frequentemente compartilham as informações recebidas dos meios de comunicação com outras pessoas, optamos por tentar compreender essa relação mídia/sentimento de insegurança por meio da realização de dois grupos focais. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Revalino Antônio de Freitas |
Aluno | LEONARDO CÉSAR PEREIRA |
Data | 30/08/2012 |
Título | A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA E O PROCESSO DE TRABALHO EM CATALÃO (GOIÁS): UMA ABORDAGEM SOBRE O MODO DE VIDA DA CLASSE TRABALHADORA |
Resumo | Este estudo busca compreender como o processo de industrialização em Catalão (Goiás), representado pela instalação de montadoras automobilísticas, repercute no modo de vida dos trabalhadores da Mitsubishi Motors Company, em seu cotidiano. A escolha do objeto de estudo fundamenta-se na percepção das profundas transformações que o processo de trabalho tem ocasionado na sociabilidade urbana, em virtude das reestruturações produtivas do capital, a partir dos anos 1970. Torna-se necessário analisar os significados destas mudanças para a região. Tal pressuposto está alicerçado nos conhecimentos teóricos produzidos pelo materialismo histórico-dialético e por dados documentais sobre os incentivos e estratégias para a implantação do capital industrial na cidade de Catalão. Na perspectiva acima exposta, pretende-se desenvolver a análise sobre o trabalho enquanto atividade fundamental na mediação do metabolismo do homem com a natureza e seu desenvolvimento histórico, por meio da organização do processo de trabalho e a repercussão deste no modo de vida dos trabalhadores. A análise empírica é consubstanciada pelo estudo do processo de expansão capitalista na região de Catalão, e pelo conseqüente avanço da urbanização e intensificação da industrialização, nos anos recentes. A partir desse contexto, compreende-se a dinâmica do setor automotivo na cidade, especialmente o processo de trabalho e produção na Mitsubishi. A repercussão no modo de vida dos trabalhadores é compreendida a partir da produção e a partir da vida urbana, como espaços de instituições de sociabilidades. Conclui-se apontando as contradições de classes entre o desenvolvimento urbano e industrial e o modo de vida da classe trabalhadora de Catalão. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Eliane Gonçalves |
Aluno | LUCIANA VIEIRA MAGALHÃES |
Data | 22/06/2012 |
Título | UM OLHAR SOBRE A OFERTA DE TRABALHO PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA APÓS A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988 |
Resumo | Nesta dissertação apresento os resultados da pesquisa sobre a oferta de trabalho para as pessoas com deficiência (PCDs) no período compreendido entre a promulgação da Constituição Brasileira de 1988 a 2010, analisando mudanças e permanências no que tange à empregabilidade dessas pessoas no mercado de trabalho. Analiso historicamente como foi possível o enfrentamento de obstáculos resultantes do preconceito e estigmas culturais imputados a essa parcela da sociedade brasileira, que no censo demográfico de 2000 correspondia a 14,5% da população total. Inspirada nas perspectivas teóricas de Pierre Bourdieu (1930-2002) e Erving Goffman (1922-1982) utilizo os conceitos de habitus, campo e violência simbólica de Bourdieu, e o conceito de estigma de Goffman, em diálogo com outras teorias sociais contemporâneas, buscando compreender a problemática nos âmbitos formal, legal e estrutural. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Jordão Horta Nunes |
Aluno | MARINA LEMES LANDEIRO |
Data | 29/08/2012 |
Título | CULTURA DO TRABALHO E INTERAÇÃO NO SERVIÇO DE GARÇONS |
Resumo | O aumento das atividades de serviços é uma importante mudança no mundo do trabalho. Esta modificação atinge especialmente indivíduos com pouca qualificação e baixa escolaridade. Os afetados tendem a ocupar cargos em serviços pessoais, em outros termos, são aqueles que atendem a demanda individual, como a ocupação de garçom. As relações estabelecidas em serviços pessoais suscitam identidades ocupacionais e identidades sociais específicas que necessitam análises. O objeto de pesquisa da dissertação é o trabalho de garçons, contudo privilegia o triângulo de poder “gestor/trabalhador/consumidor” nas situações de trabalho. O objetivo da pesquisa é analisar sociologicamente o serviço de garçons em bares restaurantes de duas cidades brasileiras: Campinas – SP e Goiânia – GO. O suporte teórico utilizado é da sociologia do trabalho em serviços. A análise articula: a) cultura do trabalho e; b) interações entre garçons e clientes/consumidores em estabelecimentos específicos. A metodologia privilegia a abordagem qualitativa e a triangulação de dados. Observações e entrevistas foram realizadas. O critério de escolha dos bares restaurantes parte da construção inicial de tipos ideais, que opõem inicialmente estabelecimentos “tradicionais” e “modernos”. Duas tipificações descritivas foram elaboradas ao longo da pesquisa de campo. As tipificações descritivas compõem a caracterização dos estabelecimentos. Uma referente à cultura do trabalho (familiar ou empresarial); a outra referente à interação entre garçons clientes e consumidores (informais ou formais). A partir do serviço de garçom a pesquisa evidencia mudanças quanto: as formas de direção e aos modos de interação que correspondem à vida em uma sociedade do consumo. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Heloisa Dias Bezerra |
Aluno | MARISLEILY RODRIGUES DE FREITAS |
Data | 25/09/2012 |
Título | ACCOUNTABILITY E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VIA WEB |
Resumo | Com o advento do século XX, o mundo se viu diante de uma intensa transformação nos meios de comunicação de massa. As novas formas de comunicação rapidamente dominaram o cenário mundial porque podem abarcar um número muito mais significativo de pessoas, alem de veicularem um montante muito maior de informações em menor tempo. Assim, novas possibilidades surgiram para diminuir a distância entre governo e eleitores. Contudo, os meios de comunicação não são imparciais quando o assunto é debate político. As mídias comerciais ainda são as principais fontes de informação e entretenimento. Nessa perspectiva, a Internet como mídia alternativa a meios como o jornal impresso, o rádio e a TV, poderia ser instrumento significativo para a formação de cidadãos politicamente participativos bem como ser uma forma mais acessível para a obtenção de informação política. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Dalva Maria Borges de Lima Dias de Souza |
Aluno | PAULO EDUARDO DE OLIVEIRA NETO |
Data | 29/11/2012 |
Título | ROUBO A RESIDÊNCIA NA CIDADE DE GOIÂNIA |
Resumo | Este trabalho tem como foco o estudo de roubos a residência ocorridos na cidade de Goiânia entre 2006 e 2008. Discutimos as noções de violência e de crime e o contexto de urbanização, estrutura social e possibilidades de agência dentro dessas estruturas. Antes de situar a problemática do roubo a residência apresentamos a discussão sobre a construção social do crime. Buscamos perceber a violência em face das interações cotidianas dos indivíduos e perceber seus vínculos com a ordem social vigente. Assim chegamos ao caráter político da incriminação e da construção das leis. Assim, percebemos as tensões e os interesses de diferentes grupos sociais no processo de acusação social e seus resultados. Procuramos então perceber os limites de certas concepções e buscar orientações mais adequadas ao estudo que estamos desenvolvendo. Por fim centramos nossa análise na interação forçada entre agressores e vítimas do crime de roubo a residência na cidade de Goiânia de acordo com a caracterização feita por David F. Luckenbill. |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Flávio Munhoz Sofiati |
Aluno | MARCOS CRISTIANO DOS REIS |
Data | 31/10/2012 |
Título | Processo de individualização e neopentecostalismo: um estudo de caso na Igreja Fonte da Vida |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Jordão Horta Nunes |
Aluno | LÚBIA GONZAGA DUTRA |
Data | 31/10/2012 |
Título | |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Nildo Silva Viana |
Aluno | LISANDRO RODRIGUES DE ALMEIDA BRAGA |
Data | 29/02/2012 |
Título | Acumulação Integral e Lumpemproletarização no Brasil |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Dijaci David de Oliveira |
Aluno | JOICE DUARTE BATISTA LÔBO |
Data | 01/03/2012 |
Título | A violência de alunos contra professores: a representação das escolas públicas de Goiânia-GO |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Revalino Antonio de Freitas |
Aluno | HYRATA HYKENO ABE |
Data | 31/08/2012 |
Título | Os tempos de trabalho e a produção de desencontros familiares na vida dos trabalhadores de Goiânia |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |
Orientador | Revalino Antonio de Freitas |
Aluno | HELOIZA SOUZA VIANA |
Data | 31/08/2012 |
Título | O Trabalho Docente no Ensino Médio em Goiás: Uma análise das reformulações impostas a essa fase de ensino que transformam o trabalho dos professores |
Resumo | |
dissertação completa em PDF |