noticia1245944187.jpeg

Defesa de Dissertação - Telma Antônia Rodrigues Alves

Telma Antônia Rodrigues Alves defendeu a dissertação "Tocantins: narrativas sobre o sertão" no dia 06 de julho de 2009.

A mestranda Telma Antônia Rodrigues Alves defendeu dissertação intitulada: "Tocantins: narrativas sobre o sertão" no dia 06 de julho de 2009 às 14 horas na Sala 29 na Faculdade de Ciências Sociais.

A banca da defesa pública de dissertação foi composta pelas seguintes professoras:

Profa. Dra. Custódia Selma Sena do Amaral - Presidente - UFG

Profa. Dra. Candice Vidal e Souza - Membro Titular - PUC-MG

Profa. Dra. Nei Clara de Lima - Membro Titular - UFG

Telma fez a exposição de seu trabalho e em seguida foi arguida pela banca que a aprovou como Mestre em Sociologia pelo PPGS - UFG.

Familiares e amigos prestigiaram a defesa pública da dissertação de Telma.

O trabalho apresentado se apresenta pelo resumo a seguir:

Este estudo tem como objetivo central compreender, a partir de uma localidade do Estado do Tocantins denominada Duro, atual cidade de Dianópolis, a construção de mecanismos de visibilidade e de negação do sertão. O Duro e suas adjacências são considerados pela literatura e pela historiografia regional como sertão profundo, como um lugar de difícil acesso, oculto, transporte e comunicação precários, escassa população, lugar privilegiado para fugitivos, cenário de violências e de relações sociais tradicionais. Por meio de reinterpretação da literatura local e de pesquisa empírica busca-se compreender as estratégias pelas quais o Estado do Tocantins e a cidade do Duro vêm elidindo a designação de sertão através de estratégias de modernização.

 

Fonte: Secretaria