noticia1229007024.JPG

Defesa de dissertação de Juliano Martins Rodrigues

O mestrando Juliano Martins Rodrigues defendeu, em 08 de dezembro de 2008, sua dissertação intitulada

Juliano Martins Rodrigues defendeu, em 08 de dezembro de 2008, às 15:00 h, no mini-auditório Luis Palacín da FCHF, sua dissertação de mestrado, com o título "Política e espaço urbano (controvérsias e definições da política urbana em Goiânia". A banca foi constituída pelos seguintes professores doutores:

Pedro Célio Alves Borges - PPGS - UFG (presidente)

Genilda D'Arc Bernardes - PPGS - UFG

Orlando Alves dos Santos Júnior - UFRJ

A dissertação tematiza a política urbana no país através das modificações instauradas desde a Constituição de 1988 e a aprovação do Estatuto da Cidade em 2001, com foco principal na ampliação das esferas de decisão em nível municipal. Entende-se a política urbana como uma construção social capaz de formular um conjunto abrangente de dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais no território da cidade, e, portanto, relacionada diretamente aos fenômenos condicionantes da organização sócio-espacial de cidades como Goiânia. A perspectiva adotada apoiou-se notadamente nas proposições teóricas e conceituais referidas em Henri Lefebvre, que localizam os problemas sociais da cidade no centro das determinações da política urbana e na produção social do espaço. A esta concepção articulou=se a compreensão derivada das noções de Pierre Bourdieu, que toma o urbano como um campo de produção simbólica, no qual a coexistência de discursos, interesses, conflitos e consensos respondem pela elaboração dos instrumentos de planejamento e de gestão urbana. A análise concentrou-se em eixos empíricos assentados na confluência das bandeiras de reforma urbana com a elaboração do Plano Diretor de Goiânia, aprovado em 2007. Através desta apreciação pode-se compreender a lógica e os mecanismos que convertem os instrumentos de controle da ocupação e uso do solo em um campo de lutas, no qual os agentes sociais moldam interesses, estratégias e discursos que os definem como agentes políticos na cidade.

 

 Ao lado, a banca formada pelos professores(as) Genilda D'Arc Bernardes, Pedro Célio Alves Borges (orientador) e Orlando Alves dos Santos Júnior, convidado, da UFRJ. Juliano, à direita, responde à arquição

 Na foto à direita, o professor convidado, Orlando Alves, ao lado de Juliano Martins Rodrigues, durante a defesa.
Ao lado, colegas e familiares durante a sessão de defesa da dissertação. Ao final, a banca se reuniu e proclamou, por unanimidade, a aprovação de Juliano Martins Rodrigues, a partir de então Mestre em Sociologia pelo PPGS, que recebeu os cumprimentos dos presentes após a leitura da ata da sessão de defesa.

Source: Coordenação