Defesa de dissertação - Alírio Melo Urany
Alírio Melo Urany defendeu, em 08 de dezembro de 2008, às 09:30h, no mini-auditório Luis Palacín da FCHF, sua dissertação de mestrado, com o título "Ação coletiva e movimento GLBT em Goiânia". A banca foi constituída pelos seguintes professores doutores:
Jordão Horta Nunes - PPGS-UFG (orientador)
Alecsandro José Prudêncio Ratts - PPGG-UFG
Francisco Chagas Evangelista Rabêlo - PPGS-UFG
A dissertação realiza uma investigação acerca da ação coletiva promovida pelo movimento LGBT em Goiânia, buscando desmistificar o caráter de unicidade que lhe é atribuído, dando margem para a elaboração de um quadro interpretativo capaz de perceber a pluralidade dos atores e das lógicas de ação. Faço uso do conceito de habitus de Bourdieu para visualizar os processos de agregação dos sujeitos, bem como da formação de identidades homossexuais posicionadas numa relação de dominantes e dominados numa ordem social hegemonicamente heteronormativa. Mas para sistematizar a forma como o movimento LGBT em Goiânia busca promover a sua luta por reconhecimento positivo, é que apresento uma divisão de sua força social em interna, semi-externa e externa. Esta esquematização possibilita visualizar um circuito de energias, de formação de redes de solidariedade, utilizada para manter a coesão da força social dentro do campo de ativismo LGBT. Evidenciou-se ainda que os atores não estão em plena harmonia, uma vez que produzem novas hierarquizações dentro do campo de ativismo LGBT, mas que também tendem a controlar as tensões de modo a permitir a manutenção e ampliação do campo.
Os professores Jordão Horta Nunes, orientador, à direita, e Francisco Rabêlo, a seu lado, durante a exposição da dissertação de Alírio Melo Urany.
Ao lado, o professor convidado, Alecsandro Ratts, do Instituto de Estudos Socio-Ambientais da UFG, durante seus comentários no evento da defesa de dissertação de Alirio Urany. | |
Ao lado, colegas e familiares durante a sessão de defesa da dissertação . Ao final, a banca se reuniu e proclamou, por unanimidade, a aprovação de Alírio Melo Urany, a partir de então Mestre em Sociologia pelo PPGS, que recebeu os cumprimentos dos presentes após a leitura da ata da sessão de defesa. |
Fonte: Coordenação