noticia4942.jpg

Defesa - Marcelo Gomes Ribeiro

Realizou-se em 28 de agosto a defesa da dissertação de mestrado de Marcelo Gomes Ribeiro, orientado pela professora Maria do Amparo Albuquerque Aguiar.

Realizou-se no dia 28 de agosto de 2007, às 9h, no Miniauditório Luís Palacín a defesa de dissertação do mestrando Marcelo Gomes Ribeiro, intitulada Intervenções pública e privada no espaço urbano de Goiânia. O trabalho objetivou analisar a produção recente do espaço urbano de Goiânia de modo a compreender a alocação das pessoas no território. Para tanto, partiu-se da hipótese que o capital imobiliário e, portanto, a iniciativa privada tem papel destacado nesse processo. Porém, seu êxito normalmente é alcançado quando o poder público o favorece, através de seus expedientes: elaboração da legislação urbana e realização de políticas públicas. Neste sentido, para compreender o comportamento do crescimento urbano de Goiânia procurou-se, de um lado, evidenciar as transformações estruturais ocorridas em especial a partir da década de 1970 em todo mundo e as transformações peculiares da estrutura econômica, social e demográfica do Brasil e de Goiás. Por outro lado, buscou-se compreender o padrão de organização social do espaço urbano, de modo a analisar as distâncias sociais manifestadas no território urbano. Assim, tornou-se possível caracterizar o processo de crescimento urbano de Goiânia que é manifestação das mudanças gerais e, ao mesmo tempo, destacar as especificidades de Goiânia, a luz desse processo. Desse modo, procurou-se analisar as intervenções da construção civil ocorridas no município de Goiânia, em especial, aquelas voltadas para a habitação e as destinadas ao desenvolvimento de atividade econômica.

 A banca foi composta pelos professores doutores Maria do Amparo A. Aguiar (presidente), Aristides Moyses (UCG) e Roberto Luis de Melo Monte-Mór (UFMG), com o Prof. Dr. Tadeu Pereira Alencar Arrais (UFG-Iesa) como suplente.

   À esquerda, Marcelo no momento da apresentação de sua dissertação à banca, com os professores Aristides Moysés  (UCG), Roberto Luis de Melo  (UFMG) e sua orientadora Maria do Amparo.
 O Mini-auditório Luíz Palacín com amigos e familiares durante a defesa de Marcelo  
   Marcelo, após sua defesa, em que foi aprovado, ao lado de sua orientadora, Maria do Amparo e os membros da banca, professores Roberto Luis de Melo e Aristides Moysés.

Fonte: Coordenação