
Defesa - Rodrigo Della Côrte
O mestrando Rodrigo Della Côrte defendeu, no dia 17 de novembro de 2006, às 14:00h horas, no Mini-Auditório Luis Palacín, a dissertação "A constituição de um campo científico: a genética na UFRJ – um estudo da prática de dois docentes-pesquisadores de genética". A banca foi composta pelos professores doutores Francisco Chagas Evangelista Rabêlo (UFG-presidente), Jordão Horta Nunes (UFG) e Ana Maria Fernandes (UnB).
Rodrigo, em sua dissertação, afirma que a prática científica de dois docentes-pesquisadores do departamento de genética do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro permitiu a constituição de um campo científico na linha da teoria do campo de Pierre Bourdieu. Em um primeiro momento o autor destaca algumas perspectivas de análise em sociologia da ciência, trazendo à discussão a teoria de Merton, Programa Forte em Sociologia da Ciência, e Latour. Posteriormente, dialoga com Bourdieu apontando os elementos definidores de sua teoria do campo científico. Em seguida apresenta a pesquisa de campo, realizada nas dependências do Instituto de Biologia da UFRJ. A pesquisa empírica, em sua parte quantitativa, foi realizada a partir do cruzamento de informações disponíveis nos relatórios do departamento de genética, no currículo Lattes, no sistema sigma do endereço eletrônico da UFRJ, no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, e na seção de ensino do Instituto de Biologia. Tais informações contribuíram para que se pudesse construir a estrutura de distribuição de capital no departamento de genética. Já as informações qualitativas foram construídas a partir de sua presença nas aulas da disciplina genética básica, das entrevistas, e das visitas que realizou nos laboratórios dos pesquisadores Caio e Beatriz. Assim, pôde-se conferir que a chefia do laboratório aparece como princípio de acumulação desigual de capital no campo, e que as tomadas de posição destes dois docentes-pesquisadores são balizadas por seu capital acumulado na área.
Na foto abaixo Rodrigo, tendo à sua direita a banca formada pela professora Ana Maria (UnB) e os professores Francisco Rabêlo (coordenador) e Jordão (UFG).
Fonte: Coordenação