Lançamento de livro

Rogério Araújo da Silva, que recebeu em 2004 o grau de mestre pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia lançou, no dia 31 de agosto de 2006, na Livraria Saraiva do Shopping Flamboyant, o livro Prostituição: artes e manhas do ofício, que teve como base sua dissertação de mestrado.

A Cânone Editoria e a Editora da UCG promoveram, às 19:30h de 31 de março de 2006, na Livraria Saraiva do Shopping Flamboyant, lançamento e noite de autógrafos do livro Prostituição: artes e manhas do ofício, de autoria de Rogério Araújo da Silva, que foi aluno do Mestrado em Sociologia, orientado pela professora Custódia Selma Sena. Rogério foi o primeiro aluno do Programa a publicar sua dissertação em livro. A obra é fruto de uma pesquisa de campo em que o autor observou, ouviu e entrevistou diversas categorias de profissionais do sexo (mulheres, michês, e travestis) da cidade de Goiânia.

Embora a pesquisa tenha sido realizada numa cidade específica, os resultados obtidos, num certo sentido, revelaram-se claramente universais: a prostitui­ção, mesmo com as profundas mudanças sociais mais recentes, mantém-se viva. E se reafirma em ruas, em bordéis, em casas de massagem e de strip-tease , em insinuantes anúncios de jornais e até na forma da ciberprosti­tuição via internet, ganhando novas roupagens e mudanças significativas nas relações entre o profissional com o cliente um plano material e simbólico.

O autor demonstra que, mesmo com suas singularidades, o ofício da prostituição se constitui como qualquer outro, permeado de situações de cumplicidade e também de rivalidade. Assim como em outras ocupações, as “artes” e as “manhas” do ofício são aprendidas cotidianamente por cada profissional, num esforço que inclui enfrentar embates e superar obstáculos, sempre com o objetivo de tornar suportáveis, ou em alguns aspectos até prazerosas, as situações vivenciadas no dia-a-dia.

Atento ao panorama observado, o autor oferece um mapeamento completo do assunto, revelando a presença de pessoas que verbalizam suas preocupações com a vida e com o futuro. E, nesse futuro, em geral explicitam o desejo, muitas vezes utópico, de deixar o ofício que as marginaliza.

Na foto abaixo, à esquerda, Rogério na livraria Saraiva, durante a sessão de autógrafos; à direita, Rogério e a professora Selma Sena, do Programa, que o orientou durante o mestrado.

 

Source: Coordenação