
Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades
Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades
O Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades pretende reunir análises sobre os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pelas desigualdades sociais.
As desigualdades vinculadas a classe, a gênero, a raça ou a sexualidade, bem como as assimetrias vinculadas a renda, capacidade de difusão de informação ou exposição a violência, entre outras, tecem os desafios para o aprofundamento da democracia. Nas democracias contemporâneas, convivem cotidianamente direitos formalmente garantidos e desigualdades profundas que impactam as possibilidades de acesso aos espaços de decisão política.
O Simpósio busca, assim, reunir pesquisadoras/es voltadas/os para diferentes problemas, aspectos e variáveis das relações entre democracia e desigualdades, com abordagens tanto empíricas quanto teóricas. Seu objetivo é contribuir para que avancem, no Brasil, as pesquisas e reflexões sobre os impedimentos e desafios que diferentes formas de desigualdade significam para a construção de relações sociais, formas de participação política e instituições democráticas.
Acontece de 23 a 26 de abril de 2012, na Unb, em Brasília DF.