Núcleos de Pesquisa

NER

O NER – Núcleo de Estudos de Religião “Carlos Rodrigues Brandão” – tem o objetivo de realizar pesquisas sobre o fenômeno religioso na sociedade brasileira, com ênfase na realidade do Estado de Goiás. O Núcleo mantém um diálogo interdisciplinar em pesquisas sobre religião, tendo como foco as Ciências Sociais. Estando organizado desde de 2010 e mantendo constantes debates e pesquisas sobre a temática religiosa –em interface com outras temáticas como juventude, movimentos sociais, política e cultura − o NER inicia uma fase de consolidação e expansão com sua oficialização em 2013 junto à Faculdade de Ciências Sociais (FCS). O núcleo está aberto para participação de estudantes, docentes e pesquisadores da área de Ciências Humanas e demais interessados da sociedade. Nossas reuniões ordinárias ocorrem toda terceira quarta-feira do mês nas dependências da FCS (UFG – Campus II), sendo debatidos temas da atualidade e pesquisas desenvolvidas pela equipe permanente ou por convidados.

 

ACESSE O SITE DO NER 

..........................................................................

NEST

O Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho – NEST foi instituído em novembro de 2006, pela Portaria da FCHF, n. 1707, com objetivos de institucionalizar atividades voltadas à pesquisa, ensino e extensão concernentes à temática do trabalho, envolvendo:

  1. interação com segmentos sociais vinculados ao mundo do trabalho;
  2. organização de um banco de dados sobre o mundo do trabalho no Brasil, de forma a subsidiar o desenvolvimento de estudos que aprofundem o conhecimento sobre esse campo de investigação, particularmente na Região Centro-Oeste e no Estado de Goiás;
  3. realização de palestras, simpósios, conferências e outros eventos atinentes às investigações em curso nas linhas de pesquisa a ela relacionadas;
  4. intercâmbio com outros núcleos de estudos e instituições afins, visando o desenvolvimento de investigações sobre o mundo do trabalho;
  5. publicização das atividades desenvolvidas, através de periódicos, boletins e outros meios;
  6. incentivar o diálogo interdisciplinar no campo investigativo sobre o mundo do trabalho.

O NEST está localizado na Sala 30 da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia.

ACESSE O SITE DO NEST.

 

..........................................................................

NECRIVI

Núcleo de Estudos sobre Criminalidade e Violência - https://necrivi.cienciassociais.ufg.br teve projetos de pesquisa com apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia para Censo da População de Rua (no valor de R$ 55 mil reais), projeto em comum com o Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no valor de R$ 25 mil reais, para estudar os impactos psicossociais do encarceramento no cotidiano das famílias e sua relação com preso/as e egressos/as no Brasil (O Necrivi fará o estudo em Goiás que será executado em 2020). Além dos dois projetos financiados, o Necrivi criou e mantem em funcionamento dois Grupos de Estudos: um sobre feminicídio e outro sobre tecnologias da segurança e de controle social. O Necrivi conta atualmente com pesquisadores vinculados a três faculdades (Direito, Faculdade da Informação e Comunicação e Faculdade de Ciências Sociais), além de pesquisadores do IF Goiás e Universidade Federal de Mato Grosso (Corumbá) e mais de 30 estudantes de graduação e pós-graduação.

 

ACESSE O SITE DO NECRIVI

..........................................................................

NEMOS

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais. Criado em 2015, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais tem por finalidade viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização de Ensino, Pesquisa, Extensão e Eventos, na área de Sociologia. O Nemos realiza, regularmente, eventos, cursos, entre outras ações e mantém intercâmbio com outros núcleos e grupos de pesquisa, como o Nepalm – Núcleo de Pesquisa América Latina em Movimento, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; NPM – Núcleo de Pesquisa Marxista, da Universidade Estadual de Goiás; GPDS – Grupo de Pesquisa Dialética e Sociedade, da Universidade Federal de Goiás; entre outros.
O Nemos também publica a Revista Movimentos Sociais, desde 2016 (http://redelp.net/revistas/index.php/rms/index) e conta, no seu conselho editorial, com pesquisadores de diversas universidades do país e de outros países, em sua maioria especialistas em Movimentos Sociais.

ACESSE O SITE DO NEMOS

..........................................................................

 

SER-TÃO

Criado no final de 2006, o Núcleo tem como missão a produção e a divulgação de conhecimentos voltados à promoção da eqüidade de gênero e à garantia dos direitos sexuais.É composto por professoras/es, estudantes e pesquisadoras/es e por representantes de entidades civis interessados nas áreas de gênero e sexualidade. As reuniões são abertas ao público em geral.

ACESSE O SITE DO Ser-tão.

..........................................................................

OJC

Observatório Juventudes na Contemporaneidade – (https://ojc.cienciassociais.ufg.br) - é um espaço de articulação,
mobilização e integração das instituições acadêmicas, formativas e investigadoras de juventude no Estado de Goiás. O OJC desenvolve ações de pesquisa e extensão. O projeto de pesquisa Juventude em Goiás: vivências em rodas de conversa com jovens em escolas públicas de cidades mais violentas no Estado: possibilidades de intervenção está vinculado ao OJC.

ACESSE O SITE DO OJC

..........................................................................